Universidade Federal de Brasília

Sobre a RITCASP

Criação

A Universidade de Brasília tem na sua criação a inspiração de Darcy Ribeiro, que concebeu uma instituição voltada à inovação e o desenvolvimento tecnológico no sentido de contribuir para tornar a sociedade mais justa.

O Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias-CCA da Universidade de Brasília-UnB busca desenvolver inovações que resultem na aplicação do conhecimento de forma concreta, intervindo e buscando modificar a realidade nacional.

Como resultado da pesquisa a UnB licencia o sistema de governança baseado em custos denominado SICGESP com o objetivo de auxiliar Municípios, Estados e o Governo Federal a melhorar a gestão pública. 

Objetivo

O projeto da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública-FACE da UnB denominado ‘’Disseminação da cultura da cultura de gestão, custos e produtividades dos poderes Executivo, Legislativo  e  judiciários nos Entes da Federação’’, é desenvolvido sob a coordenação-geral do Professor Doutor Marilson Dantas, docente do Departamento de Ciências Contábeis a atuariais da FACE.

O projeto tem como uma das metas o controle social por meio da implantação do sistema de governança pública baseada em custos nos entes da Federação, criando por meio da medida de custos comparável uma base de pesquisa robusta.

A Rede de Inovação Tecnológica de Custos Aplicados ao Setor Público – RITCASP tem por objetivo envolver os vários atores da sociedade que trabalham com a gestão dos recursos público na aplicação eficiente dos recursos públicos.  Nossa proposta é envolver pesquisadores, servidores, contadores e gestores públicos de todos os níveis do setor público.

 

Estratégia

A RITCASP se encaixa na estratégia da UnB em buscar interagir com as universidades das demais unidades da Federação e demais instituições públicas e privadas, construindo um conjunto de instrumentos que possam intervir de forma concreta na realidade, não só com abrangência no governo federal, mas especialmente, se dedicando a trabalhar as inovações que possam melhorar o processo de gestão nos Estados e nos Municípios.

A Rede vem buscar disseminar a apoiar o projeto da UnB de implementar um sistema de governança baseada em custos em todos os setor públicos, desta forma apoiamos o processo de licenciamento das Propriedade intelectuais da UnB SICGESP e RECASP, além de Know How para implementação e transferência de tecnologia.

 

A quem se destina

Gestores públicos, pesquisadores, contadores do setor público,  empresas de informática e demais interessados na área pública poderão se envolver e contribuir para construir uma Rede de Inovação Tecnológica pujante na geração de conhecimento.

 

 

Nossos parceiros: